Governo do Maranhão amplia ações do Tô Conectado, entrega tablets para estudantes do Ifma e anuncia a data de inauguração do Hospital de Alta Complexidade e Referência da Região Tocantina

O Governo do Maranhão ampliou as ações do Programa Tô Conectado. Incialmente, o programa estadual contemplaria a entrega de 250 mil tablets para estudantes de toda a rede pública estadual, mas com a ampliação do programa também serão entregues tablets para os 15 mil estudantes do Instituto Federal do Maranhão (Ifma). De forma simbólica, nesta sexta-feira (12), a gestão estadual entregou mais de 900 equipamentos para os alunos da unidade do Ifma em Imperatriz.

A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão. Ele lembrou que as tratativas para contemplar os estudantes do Ifma começaram em outubro, durante a visita do ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, o reitor do Ifma, Carlos César Ferreira, destacou a importância do programa estadual e foi debatida a possibilidade dos estudantes da rede federal também serem contemplados.

“Fizemos um estudo técnico e ampliamos o programa para entregar mais de 15 mil tablets para os alunos do Ifma, para que eles possam ter as mesmas condições de estudo e, também, chegarem à faculdade. Lembrando que esses tablets não são do Ifma e nem do Governo do Estado, são dos alunos. Depois que o aluno completa o terceiro ano, ele pode continuar estudando para o vestibular e para outros cursos que ele queira fazer. Esse é um compromisso que a gente assumiu”, ressaltou o governador.

Para que a parceria pudesse ser efetivada foi encaminhada para a Assembleia Legislativa uma Medida Provisória alterando a Lei nº12.656/2025. Com a aprovação da medida, o governo foi autorizado a incluir os estudantes do Ifma entre os beneficiários do programa Tô Conectado. Os equipamentos beneficiarão alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, fortalecendo o acesso à tecnologia educacional na região.

Para o reitor do Ifma, Carlos César Ferreira, a parceria com a gestão estadual é muito importante, uma vez que o foco da instituição é garantir um ensino de qualidade proporcionando autonomia aos estudantes e inserção no mercado de trabalho. Com os tablets do programa Tô Conectado, esse trabalho será reforçado e os estudantes da rede federal terão ainda mais oportunidades.

“Entendemos que o Ifma tem uma sinergia muito grande com os projetos que estão em curso no estado e entendemos que não há transformação social se não for através da educação. Então essa métrica de fazer a sinergia do Governo do Estado com os projetos do Instituto Federal do Maranhão vão dar muito certo para alcançarmos os nossos estudantes e fazermos a inclusão deles”, ressaltou Carlos César Ferreira.

Os tablets contam com vários aplicativos para estudo e são bloqueados para redes sociais e para jogos. Os equipamentos são utilizados com a finalidade de estudo e contam com acesso a biblioteca digital, conteúdo do MEC de preparação para o Enem, além de cursos profissionalizantes e outros aplicativos.

O diretor-geral do Campus Imperatriz do Ifma, Lauro Pinheiro, lembrou que os estudantes ficaram muito empolgados com a notícia. “É extremamente importante a conectividade pelo fato de hoje o mundo estar na internet. Então os estudantes terão acesso a material didático, cursinhos, provas simuladas, uma ferramenta de modo a conectá-los mais ainda com essas possibilidades para um estudo mais focado”, explicou.

Os alunos do Ifma em Imperatriz elogiaram a iniciativa. Para a estudante Bruna Silva, o equipamento representa um reforço dos estudos, especialmente para as atividades fora da sala de aula, complementando o conhecimento adquirido na escola.

“Sabemos que hoje a internet é uma fonte importante de conhecimento, onde temos YouTube, livros que podemos ler em PDF e que às vezes não temos acesso físico, então ajuda muito todos os estudantes. Tudo isso vai complementar o nosso estudo e será uma ferramenta muito importante para aqueles que hoje não têm acesso à internet. Estamos muitos felizes e gratos por sermos incluídos nesse programa, foi uma atitude linda e muito especial”, relatou.

Já a estudante Júlia Deitos, que cursa o 3º ano no Ifma, destacou o incentivo aos estudos com o equipamento. “Eu quero agradecer o governo pela entrega dos tablets, pois vai ajudar muito nos nossos estudos, seja em sala de aula ou nos trabalhos que os professores passam, para resolver questões ou fazer slides. Além de auxiliar muito a gente, influencia todos os alunos a estudarem mais, porque hoje o estudo está muito tecnológico”, comentou.

Sobre o Tô Conectado

O Tô Conectado é um dos eixos do macroprograma Educação de Verdade, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem como objetivo garantir melhores condições de ensino para os estudantes em todas as regiões do estado. Com o Tô Conectado, o governo busca levar conectividade e cidadania digital a todos os 217 municípios maranhenses entregando tablets para cerca de 250 mil alunos da rede pública estadual de ensino, além de chromebooks para os professores.

A ampliação do Tô Conectado para atender os alunos do Ifma contou com a entrega inicial de mais de 900 tablets em ato simbólico na unidade do Ifma em Imperatriz. Os demais equipamentos serão entregues a partir de janeiro, contemplando os mais de 15 mil estudantes do instituto federal no Maranhão.

Inauguração do hospital de alta complexidade

O Hospital de Alta Complexidade e Referencia da região Tocantina já tem data marcada para ser inaugurado.

Confira o vídeo, conheça mais sobre esse grande equipamento de saúde e marque aí na agenda para participar dessa grande inauguração.