Governador Brandão autoriza início da duplicação da MA-204, quarta etapa da Avenida Metropolitana na Grande Ilha


A MA-204, uma das rodovias estaduais que conecta municípios da Grande Ilha de São Luís, entra em processo de duplicação e modernização. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta quinta-feira (8), pelo governador do Estado, Carlos Brandão. A intervenção vai ampliar e requalificar o trecho entre o Viaduto Neiva Moreira e a Beira Rio, em Paço do Lumiar, uma das cidades que integram a Região Metropolitana de São Luís.

Realizada em uma tenda instalada no canteiro da obra, a solenidade de lançamento da duplicação da MA-204 contou com a presença de prefeitos de várias cidades maranhenses, representantes do Poder Legislativo estadual e municipal de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa, além de secretários de Estado e a população.

A obra corresponde à quarta etapa da Avenida Metropolitana, projeto do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), que prevê a criação de um novo anel viário na Grande São Luís.

A ideia é promover a integração de 1 milhão de pessoas nos quatro municípios da região (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), com a construção de corredores viários que garantam tráfego mais seguro e eficiente.

“Há muito tempo eu ouvia essa demanda [popular], só que agora eu tive a oportunidade como governador, de fazer o projeto, licitar a obra, conseguir o recurso e executar. Deus e o povo me deram oportunidade de cumprir essa missão, de fazer um grande anel viário na região metropolitana”, disse o governador Carlos Brandão durante o lançamento da duplicação da MA-204.

O projeto global da Avenida Metropolitana, em suas quatro etapas, tem início na zona rural de São Luís e vai cruzar a Grande Ilha, com a meta de garantir mais fluidez e segurança para condutores, ciclistas e pedestres.

Etapas do novo anel viário

A primeira etapa da Avenida Metropolitana foi concluída em abril deste ano, com a entrega do trecho que vai da Vila Funil (KM 2 da BR-135) até a Avenida Principal do Conjunto São Raimundo.

As duas etapas subsequentes da obra compreendem a intervenções na Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência (2,732 Km); do Parque Independência à rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) (1,748 Km), e da Avenida Guajajaras ao Parque Independência (3,397 Km).

Já a quarta fase, iniciada com o lançamento da duplicação da MA-204, prevê obras em 3,58 km de extensão da rodovia, com investimento que ultrapassa os R$ 59 milhões.

“Já inauguramos o primeiro trecho e iniciamos agora do [condomínio] Alphaville até o Posto Maracajá. Vai ficar uma avenida ampla com conforto e com segurança para todos”, afirmou o governador.

Trafegabilidade e segurança para todos

A obra contará com ampliação para três faixas de sentido, com canteiro central, além de instalação de drenagem eficiente e sinalização de trânsito horizontal e vertical.

“Estou aqui com o nosso governador Carlos Brandão lançando a duplicação, na verdade, uma ‘triplicação’. Vão ser três mãos para ir, três mãos para voltar. Pessoas que passam mais de uma hora para passar na Beira Rio, no horário de pico, no engarrafamento, sabem da importância dessa ação para melhorar a trafegabilidade”, celebrou o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos.

As obras de duplicação da MA-204 também incluem a construção de uma nova ponte de concreto armado sobre o Rio Paciência, interligando o trecho duplicado, além da implantação de calçadas com acessibilidade universal, ciclovias segregadas e sistema de iluminação em LED.

“Essa obra é um braço da Avenida Metropolitana. Ao final, São Luís e toda essa região não serão afetados por engarrafamentos. Há 50 anos o então prefeito de São Luís, Haroldo Tavares, fez o Anel Viário. A ex-governadora Roseana Sarney fez a Via Expressa e o governador Brandão vai deixar sua marca com a Avenida Metropolitana”, avaliou o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Aparício Bandeira. 

Avenida Metropolitana e a Nova Litorânea

O governador Carlos Brandão lembrou que a duplicação da MA-204 terá junção estratégica à outra obra estadual que também já está em andamento: o novo prolongamento da Avenida Litorânea, que ligará a Avenida São Carlos, no bairro Olho d’Água, em São Luís, à Avenida Atlântica, no bairro Araçagi, em São José de Ribamar.

“Essa Avenida Metropolitana com a Nova Litorânea vai fazer com que melhore toda a mobilidade da Grande Ilha. A avenida sai do Funil e vai chegar à Litorânea, com estrada duplicada, com ciclovia, calçadão e todas as condições para atender as pessoas que circulam na cidade”, concluiu Brandão.

Veja também