Futebol de Mirador em má fase e  os desportistas pedem socorro

Já estamos no inicio do quinto mês do ano de 2025 e nenhum jogo foi realizado no estádio do município. A principal praça de esporte que é considerada uma das melhores da região está “fechada” desde o ano passado. O futebol passa por uma fase ruim em termo de organização e promoção de campeonato. A tradicional Taça Cidade de Mirador que é realizado todo ano desde 2012 não aconteceu.

O futebol de Mirador já se destacou como um dos melhores da região, já revelou muitos craques, como o Jorge que atualmente joga no Mac, disputando a ´série D do campeonato nacional e o campeonato maranhense que ele foi campeão em 2023.

A administração Domingas Cabral investe no esporte, patrocina campeonatos e ultimamente junta com o governador Carlos Brandão está construindo Arenas esportivas, onde já inaugurou nos povoados São João, Cocos e Ibipira, breve vai ser inaugurada no Brejo e já anunciou para outras localidades. Portanto, estrutura e apoio existem, falta apenas gestão no esporte.

Esse ano já foi realizado competições independentes, como o campeonato da chapada e em algumas localidades do interior e agora falam em um campeonato no São João, mas o Campeonato Municipal ainda não tem previsão e nem a própria seleção não está confirmada a participação  na Copa União deste ano.

Mirador tem tudo para realizar um grande campeonato municipal, de preferencia descentralizado, ou seja, com jogos na cidade e nas arenas dos povoados, mas pra isso acontecer é necessário melhor relacionamento da secretaria de esporte com donos dos times e com as pessoas que realmente ajudam. Essa divergência existe, já se tornou pública e está atrapalhando o desenvolvimento do esporte

A secretaria municipal é responsável por definir as políticas de esporte na cidade que é uma ferramenta importante para o desenvolvimento social, dar apoio aos times e aos atletas de todas as modalidades. Se houver divergência em relação a esses objetivos, os times tem dificuldades na formação e na manutenção e os campeonatos deixam de serem realizados. Infraestrutura adequada, como campos de futebol, quadras, arenas esportivas, tem muito e de boa qualidade.  O que falta mesmo é a comunicação e introsamento entre a secretaria e os times que no momento está afetando o desenvolvimento do esporte, com impactos negativos.

Portanto, é fundamental que a secretaria e os times andem juntos e com os mesmos objetivos que é resgatar o bom futebol da cidade.

É visível tambem a busca de ajuda do governo. O ministro do esporte do governo Lula é André Fufuca, que é maranhense. Tem também a secretaria de esporte do governo Carlos Brandão. As duas instituições podem contribuir com a melhoria do esporte de Mirador, falta apenas saber ir atras e não estão indo. O governo tá passando e as oportunidades indo embora.