Com a chegada das chuvas, aumenta a procura por tratores com grades para o preparo do solo e plantio dos pequenos agricultores.

O agricultor familiar de Mirador passa novamente pelas necessidades de apoio. A falta de tratores com grades deixa muitos produtores apreensivos pelo fato de atrasar o início do plantio, alguns já prejudicados porque em certos locais não entra mais as maquinas.

Até que Mirador dispõe de muitos tratores, mas a falta de manutenção e o desvio de finalidades, não atende a demanda. No momento trabalha regularmente dois tratores da prefeitura e o trator da associação do Povoado São João.

O governo federal precisa rever a forma de doação de tratores para associações e sindicatos, pois a maioria não cumpre com os objetivos, não dão as manutenções devidas, cobram pelos serviços igualmente a trator de particular, além de desvio de finalidades.

Chove bem na região, o tempo tá passando e o pequeno agricultor que é quem leva a comida para a mesa do povo precisa ser melhor assistido.

Outra coisa que não está chegando em Mirador são os órgãos do governo que apoiam a agricultura familiar. A SAF que foi criada com esse objetivo não atende Mirador. A SAGRIMA que dispõe também de programas específicos também não chega. A AGERP que é o órgão de assistência técnica deixou de existir desde 2017 em Mirador.

Mirador se destaca como grande produtor de soja, mas a comida que chega na mesa do povo é o arroz, o milho, o feijão, a mandioca que são produzidos pelos pequenos agricultores, por isso clamam por mais apoio.

No Maranhão, em Mirador não é diferente, o que funciona bem mesmo e que atende o pequeno, o médio e o grande produtor são os cursos ministrados pelo SENAR em parceria com o sindicato dos produtores rurais. São oferecido cursos de formação professional rural e cursos de formação social.  Só em 2025 mais de 40 cursos foram ministrados em Mirador e Sucupira do Norte. Os mais procurados são: Mecanização agrícola, Operador de Drone, Inseminação artificial, piscicultura, Produção de silagem, construções rurais: Cerca elétrica, Produtor de Banana, Fruticultura, entre outros. Para participar de algumas dessas capacitações o interessado precisa apenas procurar o Sindicato dos Produtores Rurais e pode ser ministrado na cidade ou em qualquer localidade da zona Rural

Veja também