

Para fortalecer ainda mais a parceria com os municípios nas ações de controle e prevenção de queimadas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) abriu inscrições para os municípios que desejam participar da 7ª edição do Programa Maranhão Sem Queimadas. A inscrição pode ser feita a partir desta segunda-feira (12) e prossegue até o dia 31 de janeiro no site da Sema.
As edições do Maranhão Sem Queimadas acontecem anualmente e integram diversas frentes de atuação. Além dos municípios, a ação conjunta é formada pela Sema, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Batalhão da Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária e outros órgãos públicos.

São realizados trabalhos de capacitação e orientação sobre o manejo do fogo, especialmente durante o período de estiagem, entrega de equipamentos para brigadistas, operações de fiscalização e uma série de ações de conscientização sobre os impactos ambientais causados pelo uso inadequado do fogo.
A meta do programa é atender todos os municípios, em especial aqueles localizados em região com alta incidência de queimadas. O trabalho vem reduzindo impactos ambientais como degradação de ecossistemas e perda de biodiversidade, garantindo benefícios para toda a população.
No ano passado o Maranhão Sem Queimadas contou com a adesão de 92 municípios, fez doação de 4 mil equipamentos, capacitou 35 brigadas municipais, realizou 34 ações entre blitz educativas e eventos de conscientização, além de ter realizado monitoramento via satélite e registro de alertas de fogo para o corpo de bombeiros e brigadas municipais 24 horas por dia.
Iniciado em 2020, o Maranhão Sem Queimadas segue as ações previstas no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão (PPCD-MA), instituído pelo Decreto Estadual no 27.317/2011.

Jornal de Mirador
O programa é perfeito, oferece capação, entrega de equipamentos, mas a prática é a desejar, não chega na hora que mais precisa. O maior prejuízo que Mirador tem todo ano é com queimadas e as vítimas são os proprietários ruais que perdem seus investimentos e a população que sofre em consequências das fumaças. É impressionante saber que a sema distribuiu mais de 4 mil equipamentos em 2025 e nenhum chegou em Mirador considerando que o município é campeão nacional em queimadas.
Mirador tem uma Unidade de Conservação que é o Parque de Mirador que é assistida pela SEMA pelo fato de ser um território independente, propriedade do estado e é por onde mantem a SEMA com recursos de todo o mundo. O resto do município fica desabastecido, sem ajuda nenhuma.

Recentemente foi instalado um Polo do Corpo de Bombeiros Militar em Colinas, que na verdade deveria sem em Mirador pelo fato de abrigar o Parque estadual que precisa ser melhor assistido. Em Barra do Corda está sendo instalada a “Salada de Situação, que é um passo significativo para o monitoramento ambiental da região central do Maranhão. A sala vai ser integrada a Sala de Situção CPDAm, reforçando as articulações entre as ações ambientais, permitindo o acompanhamento das informações climáticas, apoiar as ações de prevenção, fiscalização e qualificar a tomada de decisão nos municípios.
Já estamos chegando no mês de fevereiro e junho tá bem aí pra começar tudo de novo.
