

Edison Lobão, maranhense de Mirador, nascido no dia 5 de dezembro de 1.936, iniciou sua carreira política em Brasília no início dos anos 70. Em 1978 com o apoio do então presidente Ernesto Geisel, que admirava seu trabalho como jornalista, foi eleito deputado federal pelo Maranhão sendo o terceiro mais votado do estado com 56.236 votos, em 1982 foi reeleito com 90.323 votos. Sua trajetória lhe transformou num dos políticos mais importantes e influentes do Brasil.

Um gesto político do presidente Ernesto Geisel que governou o Brasil de 1.974 a 1.979, chamou a atenção do então senador Sarney, ao viajar para a cidade de Imperatriz para fazer campanha para o jornalista que disputava seu primeiro mandato. Surpreso, Sarney perguntou ao presidente o motivo de tanto esforço por Lobão e a resposta foi direta: “Lobão é o único que fala bem de mim”

Após se filiar no recém criado PFL, em 1986, Lobão se candidatou pela primeira vez ao senado, sendo eleito juntamente com Alexandre Costa, ambos do mesmo partido. Em 1.990, juntamente com o ex-prefeito de Imperatriz, Ribamar Fiquene, a chapa obteve êxito, vencendo no segundo turno o ex-governador João Castelo.

Em abril de 1.994, Lobão renunciou ao cargo de governador, para se candidatar ao senado e mais uma vez eleito e com seu apoio foi eleita Roseana Sarney para o governo do estado. Depois o senador foi reeleito em 2002 e 2010, sendo hoje o político com mais mandato de senador do estado. Lobão foi ainda presidente interino do senado em 2001, ministro de Minas e Energia por duas vezes, em 2008 a 2010 no governo Lula e 2011 a 2015 no governo Dilma. Nas eleições de 2018 tentou a votar ao senado, mas não conseguiu se eleger, ficando na quarta posição.

Conhecido como o governador das estradas ao pavimentar mais de 1500 Kms de rodovias, integrando todas as regiões do estado A marca do governador Lobão na sua cidade natal, Mirador, foi a construção da ponte sobre o Rio Itapecuru na área urbana da cidade e a estrada asfaltada de Mirador a Colinas com extensão de 47 Kms.

Em agosto de 2025, Edison Lobão lançou um livro de memórias intitulado “Memórias e Testemunhos: Revelações políticas”, que aborda bastidores da política brasileira das últimas décadas.




