Oquerlina Costa assume a presidência da EMAP

Nesta segunda-feira (06), por meio de ato publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão, 6 de outubro, o governador Carlos Brandão oficializou a nomeação de Oquerlina Maria Costa Silva para a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Após indicação do governador, o Conselho de Administração- Consad deliberou pela aprovação e procedeu à investidura de Oquerlina Costa na presidência da EMAP que é responsável pela gestão do Porto do Itaqui.

A nova diretora-presidente da Emap é maranhense da cidade de Mirador, iniciou seus estudos na sua terra natal no Instituto de Educação Santa Rosa, possui formação em Licenciatura em Geografia pela UEMA (2006), Especialização em Geoprocessamento e Planejamento Urbano e Rural (pela Universidade Gama Filho), Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (Faculdade de Engenharia de Minas Gerais) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Antes da nova nomeação, Oquerlina cumpria a função de secretária-adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), local onde recebeu destaque por atuação em políticas de licenciamento, sustentabilidade e gestão ambiental.

A Emap é uma empresa pública do Maranhão que atua como autoridade portuária, seguindo as leis federais que regulam o setor. Ela tem autonomia para tomar decisões e gerir seus recursos de forma independente.

Criada em 1998, a EMAP tem sede no Porto do Itaqui, em São Luís, e é responsável por administrar o próprio porto, além dos terminais da Ponta da Espera, Cujupe e o Cais de São José de Ribamar.