Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão combate queimadas no Parque Estadual de Mirador

Por determinação do governador Carlos Brandão, várias equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão se encontram em Mirador, mais precisamente no Parque Estadual com a missão de conter as queimadas que vem acontecendo desde o mês de junho causando enormes prejuízos a Unidade de Conservação que foi criada há 45 anos com o objetivo de preservar as nascentes do Rio Itapecuru e seu principal afluente o Rio Alpercatas, ambos genuinamente miradorense.

As equipes realizaram visitas no parque e no seu entorno, identificando focos e ao mesmo tempo combatendo o fogo.

“A inspeção tem como objetivo principal identificar as áreas mais atingidas, avaliar os danos ambientais causados pelo fogo e levantar informações que possam subsidiar ações de controle, prevenção e responsabilização”.

“Durante a vistoria, foram identificados diversos focos de incêndio tanto dentro dos limites do parque quanto em propriedades rurais do município. As queimadas, em sua maioria, têm características de ação humana, sendo algumas supostamente provocadas para fins de limpeza de pasto e manejo irregular do solo. No entanto, as condições climáticas atuais, com altas temperaturas e baixa umidade, têm favorecido a rápida propagação das chamas.

Alem do parque, o fogo se alastra para outras localidades do municipio, como aconteceu em fazendas das localidades Buritizinho e Brejão, já contido pelos próprios moradores

O coordenador da equipe do Corpo de Bombeiros Militar falou da operação em Mirador

Mais Lidas

Veja também